De 26 a 29 de novembro de 2025, Goiânia tornou-se um ponto de encontro entre fé, direito e um propósito comum ao sediar o 1º Simpósio de Goiânia sobre Liberdade Religiosa. Mais de 200 participantes, incluindo líderes religiosos, profissionais do direito, funcionários públicos e acadêmicos, reuniram-se em formato híbrido para fortalecer seu compromisso comum com uma das liberdades mais essenciais da sociedade.
Organizado pelo Instituto de Religião de Goiânia em colaboração com a Sociedade de Direito J. Reuben Clark, o simpósio contou com o apoio do Conselho Coordenador Goiânia Brasil e de universidades locais. O evento refletiu um esforço conjunto para promover o diálogo, a compreensão e o respeito entre as comunidades religiosa e profissional.
Participaram representantes de uma ampla gama de tradições religiosas, incluindo religiões de origem africana, a Igreja Católica Romana, a Igreja Ortodoxa, a Federação Espírita e denominações evangélicas como as Assembleias de Deus, a Igreja Batista e a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Sua presença destacou a rica diversidade religiosa do Brasil e o desejo compartilhado de proteger a liberdade de crença e prática religiosa de acordo com a própria consciência.
O simpósio foi aberto com reflexões do Dr. Elianildo Nascimento sobre “História, laicidade e os desafios da liberdade religiosa”, convidando os participantes a refletirem sobre os fundamentos e o futuro da liberdade religiosa. No dia seguinte, o Dr. Odacyr Prigol falou sobre “A proteção e o exercício da liberdade religiosa”, enfatizando o papel fundamental dos marcos legais na salvaguarda desse direito fundamental.
Um dos pontos altos do simpósio foi o jantar inter-religioso institucional realizado em 28 de novembro, onde líderes de diferentes religiões e esferas da vida pública se reuniram em um espírito de respeito mútuo e boa vontade. Durante este evento, foi formalmente organizada a seção de Goiânia da Sociedade de Direito J. Reuben Clark, representando um importante passo em frente na missão da Sociedade de promover a justiça, a virtude e o Estado de Direito, bem como defender a liberdade religiosa.
O simpósio também proporcionou uma oportunidade para reconhecer autoridades públicas que demonstraram um compromisso significativo com esses princípios. Os vereadores Lipe Gomes, de Aparecida, Goiânia, e Fabrício Rosa, também de Goiânia, receberam o Certificado de Defesa da Liberdade Religiosa por suas contribuições à proteção da liberdade religiosa e dos direitos humanos.
A sessão de encerramento, em 29 de novembro, contou com um discurso de abertura do Dr. Dean Brockbank, “Liberdade religiosa: as proteções constitucionais são necessárias, mas não suficientes.” Isso lembrou aos participantes que a liberdade duradoura depende não apenas de leis, mas também de uma cultura que valoriza e protege a consciência. Em seguida, ocorreu um painel de discussão, moderado pelo Dr. Rysclift Bruno, reunindo vozes respeitadas para debater os desafios atuais e as oportunidades futuras para a liberdade religiosa nos âmbitos local e nacional.
O simpósio foi encerrado com uma palestra final do Dr. Walter de Paula, intitulada “Liberdade religiosa em tempos de crise: cenários atuais e possíveis caminhos a seguir”, oferece uma visão reflexiva do caminho a seguir.
Com 15 horas de programação, o simpósio transcendeu as esferas acadêmica e profissional para se tornar uma expressão significativa de unidade, respeito e responsabilidade compartilhada. Reafirmou que a proteção da liberdade religiosa exige tanto uma defesa legal baseada em princípios quanto um compromisso sincero com o entendimento mútuo. Nesse sentido, o evento se apresenta como um exemplo promissor do que pode ser alcançado quando pessoas de fé e boa vontade colaboram para fortalecer os alicerces de uma sociedade livre e justa.